
O primeiro-ministro da China, Li Qiang, participa de uma mesa-redonda empresarial China-Cingapura ao lado do vice-primeiro-ministro de Cingapura, Gan Kim Yong, em Cingapura, em 26 de outubro de 2025. (Xinhua/Wang Ye)
(Multimídia) China promoverá firmemente abertura de alto nível e otimizará continuamente ambiente de negócios, diz premiê Li
Cingapura, 26 out (Xinhua) — O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, afirmou no domingo que a China promoverá firmemente a abertura de alto nível, ampliará ainda mais o acesso ao mercado, otimizará continuamente o ambiente de negócios e abordará ativamente às preocupações legítimas das empresas.
Li fez as declarações durante uma mesa-redonda empresarial China-Cingapura, realizada no âmbito de sua visita oficial ao país, acompanhado pelo vice-primeiro-ministro cingapuriano, Gan Kim Yong.
Ao responder aos discursos de representantes de empresas de ambos os países, Li destacou que, ao longo dos últimos 35 anos, graças aos esforços conjuntos dos dois países, a cooperação amistosa entre China e Cingapura alcançou progressos significativos e resultados frutíferos.
Segundo Li, a prática tem demonstrado plenamente que o desenvolvimento de cada país representa uma importante oportunidade para o outro. Enquanto ambas as partes mantiverem o respeito e a confiança mútuos, a abertura e a cooperação, poderão compartilhar prosperidade e criar juntas um futuro mais brilhante por meio de realizações recíprocas, acrescentou.
O primeiro-ministro observou que, desde o ano passado, entrou em vigor o acordo de isenção mútua de vistos entre China e Cingapura, e o acordo de livre comércio bilateral foi ainda mais aprimorado, oferecendo novas e importantes oportunidades para a cooperação e o desenvolvimento de ambos os países.
Olhando para o futuro, Li afirmou que a cooperação China-Cingapura continuará a se aprimorar e a se elevar, adquirindo novas características. Isso não apenas exige esforços conjuntos das comunidades empresariais dos dois países, como também trará novas oportunidades de desenvolvimento para empresas de ambas as partes e do mundo inteiro, acrescentou.
Primeiro, Li apelou para que as duas partes elevem a cooperação de “elementos complementares” a “inovação colaborativa”. Ele afirmou que o sistema industrial completo da China, seus abundantes cenários de aplicação e os crescentes avanços científicos e tecnológicos de ponta, combinados com o ecossistema de inovação altamente internacionalizado e os serviços financeiros avançados de Cingapura, podem liberar uma dinâmica ainda mais forte para o desenvolvimento inovador.
Em segundo lugar, Li encorajou ambas as partes a promover a colaboração de “cooperação bilateral” para “cooperação tripartida”. A China apoia empresas dos dois países a explorarem abordagens de cooperação mais flexíveis, a aproveitarem plenamente plataformas como os novos corredores terrestres-marítimos para se envolverem ativamente com regiões como a ASEAN e a África, e a explorarem em conjunto um espaço de mercado mais amplo, disse ele.
Em terceiro lugar, Li apelou para que as duas partes transcendam de “participar da divisão global do trabalho” para “liderar conjuntamente a formulação de regras”. Ele destacou que China e Cingapura podem adotar ações mais proativas e construtivas para fortalecer o alinhamento de normas e regras em áreas emergentes, como os setores digital e verde, e liderar ativamente o desenvolvimento e a transformação do sistema industrial global.
Li ressaltou que a recente quarta sessão plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China deliberou e aprovou as recomendações para a formulação do 15º Plano Quinquenal, fornecendo um plano estratégico para o desenvolvimento do país nos próximos cinco anos.
A economia chinesa possui uma base sólida para uma operação estável, com taxas de crescimento entre as mais altas das principais economias, enquanto os fluxos de pessoas, bens, informações e capitais permanecem ativos e novos motores de crescimento se tornam cada vez mais robustos, fatores que proporcionarão às empresas um mercado mais amplo, disse Li.
Ele também observou que a China tratará igualmente as empresas nacionais e estrangeiras e apoiará empresas chinesas e cingapurianas para alcançarem um desenvolvimento maior.
Por sua vez, Gan afirmou que, nutridas por gerações de líderes de ambos os países, as relações Cingapura-China têm uma base sólida e cooperação estreita, sendo cada lado um importante parceiro comercial e de investimento do outro.
Cingapura está comprometida em promover a parceria integral, de alta qualidade e voltada para o futuro com a China, e está disposta a aproveitar o 35º aniversário das relações diplomáticas neste ano como uma oportunidade para expandir o comércio e o investimento, explorar a cooperação em áreas emergentes como economia digital e economia verde, reforçar a coordenação multilateral e alcançar o desenvolvimento comum no espírito de respeito e benefício mútuos, disse Gan.
Representantes da comunidade empresarial presentes ao evento disseram que a cooperação econômica e comercial China-Cingapura beneficia o desenvolvimento e a prosperidade de ambos os países e da região. Empresas cingapurianas mostraram-se otimistas quanto às perspectivas de desenvolvimento da China e continuarão a investir no país, acreditando que o processo de modernização chinesa trará mais oportunidades para os países de todo o mundo, incluindo Cingapura.
Eles disseram ainda que as comunidades empresariais dos dois países estão prontas para aumentar ainda mais o engajamento e aprofundar a cooperação em áreas como finanças, investimento, economia digital, desenvolvimento verde, infraestrutura, logística e saúde, a fim de alcançar mais resultados frutíferos na cooperação prática entre China e Cingapura.







