
O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, se reúne com o presidente interino de Cingapura, Eddie Teo, em Istana, o palácio presidencial do país, em Cingapura, em 26 de outubro de 2025. (Xinhua/Gao Jie)
(Multimídia) China está pronta para trabalhar com membros da ASEAN na construção bem-sucedida da Área de Livre Comércio 3.0, diz premiê chinês
Cingapura, 26 out (Xinhua) — O premiê chinês, Li Qiang, disse neste domingo que a China está pronta para trabalhar com Cingapura e outros membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) para tornar a Área de Livre Comércio China-ASEAN 3.0 um sucesso e alcançar conjuntamente um desenvolvimento maior.
Li fez os comentários durante o encontro com o presidente interino de Cingapura, Eddie Teo, em sua visita oficial ao país.
A China está disposta a manter comunicação e coordenação estreitas com Cingapura dentro de mecanismos multilaterais, trabalhar em conjunto para defender o multilateralismo e o livre comércio, e promover um mundo multipolar igualitário e ordenado, bem como uma globalização econômica universalmente benéfica e inclusiva, disse Li.
Observando que o mundo entrou em um novo período de turbulência e transformação com desafios globais entrelaçados, Li afirmou que a China e Cingapura, como vizinhos amigáveis e parceiros importantes, devem fortalecer a unidade e a cooperação. Olhando para o futuro, a China está disposta a intensificar os intercâmbios de alto nível e a comunicação estratégica com Cingapura, apoiar os interesses centrais e as principais preocupações uma da outra, aprofundar a confiança política mútua, expandir a cooperação mutuamente benéfica e promover o desenvolvimento sustentado e estável das relações China-Cingapura, beneficiando melhor ambos os países, a região e o mundo, declarou o premiê.
Li ressaltou que a recente quarta sessão plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) deliberou e aprovou as propostas para a formulação do 15º Plano Quinquenal, fornecendo oportunidades importantes para a futura cooperação entre China e Cingapura. A China está pronta para trabalhar com Cingapura para explorar os potenciais da cooperação econômica e comercial e expandir a colaboração em áreas emergentes, como economia digital, desenvolvimento verde e inteligência artificial, injetando mais ímpeto nos processos de modernização de ambas, disse ele.
Mais empresas de Cingapura são bem-vindas para continuar explorando o vasto mercado chinês e compartilhar as grandes oportunidades de desenvolvimento, disse Li, acrescentando que ambos os lados devem aumentar a troca de experiências de desenvolvimento e aprofundar a cooperação em setores de intercâmbio pessoal.
Por sua parte, Teo observou que a China e Cingapura têm uma longa história de intercâmbios e laços estreitos. Enquanto este ano marca o 35º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, as relações bilaterais estão crescendo com forte ímpeto, disse ele.
Cingapura parabeniza a China pela convocação bem-sucedida da quarta sessão plenária do 20º Comitê Central do PCCh, disse Teo, expressando esperanças de que o 15º Plano Quinquenal da China beneficie a região e o mundo em geral.
Cingapura está pronta para fortalecer o alinhamento das estratégias de desenvolvimento com a China, intensificar a cooperação em vários campos, como economia, comércio e intercâmbios pessoais, aprofundar a parceria estratégica abrangente ASEAN-China, promover a reforma da Organização Mundial do Comércio e construir uma economia mundial aberta, afirmou ele.







